30 março 2015

“Muito chão” de todos os povos encerra Saberes e Sabores de Outras Gentes

A quarta edição da iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes encerrou convidando a um programa inteiramente dedicado à multiculturalidade.

A quarta edição da iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes encerrou convidando a um workshop de especiarias, a uma missa rito litúrgico ortodoxo e a expressões tão diversas quanto o cinema, a música e a dança assentes num programa inteiramente dedicado à multiculturalidade.

No dia 26 de março, o auditório do Centro Cultural de Redondo (CCR) recebeu “Se Deus Quiser” realizado por Anaïs Barbeau-Lavalette que aborda a vida de Chloe, uma médica dividida entre os dois lados do conflito israelo-palestiniano.

Por sua vez, no dia 27, o grupo “Ansanbul Folcloria Rapsodia Bucovina” da Associação Friedrish Schwartz de Suceava protagonizou um espetáculo musical na enoteca de Redondo antecedendo uma segunda atuação, no auditório do CCR onde as danças e a “Doina” romena ganharam destaque no dia 29, durante a tarde.  

O dia 28, convidou a um workshop de especiarias dinamizado pelo etnobotânico Luís Mendonça de Carvalho que conduziu os formandos por uma viagem à história das especiarias o que se traduziu numa imensa diversidade de sabores, aromas e texturas.  

 Já no período da noite, foi também assente na partilha dos saberes e sabores de outras gentes, que a Companhia de Dança de Almada regressou a Redondo para apresentar Muito Chão, o último trabalho da trilogia de Benvindo Fonseca que se assume como uma digna homenagem à India, ao seu tudo em concreto, a nada em especial.

No último dia de programação, 29 de março, cumpriu-se a já consagrada missa rito litúrgico ortodoxo, na Igreja do Convento de Santo António, reunindo inúmeros crentes e curiosos.

O Município de Redondo congratula-se com o sucesso da quarta edição da iniciativa Saberes e Sabores de Outras Gentes que ano após ano tem vindo a contribuir para a integração das diferentes comunidades imigrantes residentes no concelho, às quais expressa os mais sinceros agradecimentos pelo envolvimento e recetividade demonstrados.

Consulte as fotos aqui