24 outubro 2019

A Biblioteca Itinerante de Redondo esteve presente no “9º Congresso Nacional de Bibliotecas Móveis” – Segóvia

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Biblioteca Pública da cidade de Segóvia (Espanha), o “9º Congresso Nacional de Bibliotecas Móveis”, organizado pela Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis – ACLEBIM.  Estiveram as Bibliotecas itinerantes de Redondo e Penafiel e fizeram-se representar pelos seus responsáveis ao lado de bibliotecários de Espanha, Colômbia e Portugal.

Tendo como tema principal “Os bibliomóveis contra o despovoamento”neste evento abordaram-se  questões subordinadas ao assunto geral e partilhadas as mais variadas experiências tendo em linha de conta que as bibliotecas itinerantes são um instrumento fundamental de proximidade entre o meio rural e os serviços fornecidos pelas bibliotecas públicas.

Este convite surge do trabalho levado a cabo no Concelho de Redondo pela Câmara Municipal de Redondo, com a Biblioteca itinerante perante o desafio de combate ao despovoamento em regiões do interior de baixa densidade populacional, posicionando as bibliotecas numa linha avançada de inclusão digital, proximidade, património imaterial e da cultura local.