17 janeiro 2017

Abertura das comemorações dos 500 anos dos Forais Novos das vilas de Redondo e Montoito

​O Concelho de Redondo deu início nos dias 14 e 15 de Janeiro, às comemorações dos Forais Novos das vilas de Redondo e Montoito.

​O Concelho de Redondo deu início nos dias 14 e 15 de Janeiro, às comemorações dos Forais Novos das vilas de Redondo e Montoito, respetivamente. No assinalar dos 500 Anos destas efemérides que se irão articular por diversos espaços das duas vilas, temporalmente serão experienciadas e recriadas inúmeras atividades da época, perpetuando-se até aos dias 20 e 25 de Outubro do presente ano.

A atribuição dos Forais Novos, pelo Rei D. Manuel, sistematizou e confirmou  os anteriores Forais e Cartas Foralengas na importância que os lugares e localidades, bem como as suas gentes, representavam na altura para o Rei e para o Reino.

Volvidos 500 anos sobre este importante marco histórico, não se ambiciona sintetizar a história mas sim conservar e compreender este legado nas suas relações, particularmente, como uma excelente oportunidade de reflexão sobre o municipalismo português e na confirmação da identidade de todo um território que ainda preserva algumas das manifestações como é o caso da Olaria e do Vinho.

As propostas incluídas nas comemorações dos 500 anos dos Forais de Redondo e Montoito, resultam de um ideal multidisciplinar pensado para ir de encontro aos vários segmentos da população, desde a comunidade sénior aos jovens, que são aqueles a quem caberá a garantia da continuidade.

As exposições, os espetáculos, as feiras e animação de rua, os ateliês, bem como a celebração de datas e das obras de diferentes autores associados a esta “viagem” quinhentista, são algumas das sugestões para comemorar este período particular da história em que se assumia verdadeiramente a ideia de que “O mundo é Redondo”.