01 fevereiro 2019

Afectiva"mente" no Concelho de Redondo

​Sendo o envelhecimento da população um fenómeno demográfico característico do concelho, e encarando este fato como uma oportunidade para incrementação de novos programas de intervenção, a Câmara Municipal de Redondo continua a apostar em atividades diferenciadas para a população idosa.

De forma recorrente, associada ao envelhecimento surge a perda de memória, a qual pode ter várias causas (à ansiedade, passando pelo stress, cansaço, alteração do sono e até doenças neurológicas, como Alzheimer). A maioria é previsível e reversível com a mudança de hábitos de vida, tal como a meditação, técnicas de relaxamento e o treino da memória, sabendo-se hoje que é possível exercitar a mente e assim torná-la mais ativa.

Desta forma, através do Afectiva”mente” e do que parece uma brincadeira, pretendemos levar os participantes a manterem-se saudáveis mentalmente.

Durante o mês de janeiro foram aplicados, em todas as localidades do concelho e instituições de acolhimento, no âmbito do SOS Afetos, jogos de estimulação cognitiva e de intervenção terapêutica. Esta abordagem permite, por um lado, retardar os efeitos do envelhecimento e, por outro lado, incentivar os utentes a interagir e a treinar as competências e funções da memória.