11 junho 2019

Apelo à População - Regras para Deposição e Recolha de Resíduos Urbanos

A Câmara Municipal de Redondo apela a todos os munícipes...

A deposição de "lixos" junto aos contentores e/ou ecopontos, ou em outras zonas da via pública, é ilegal e punível com coimas nos termos da lei em vigor.

Essa situação é causadora de situações insalubres, que degradam a qualidade de vida de todos nós e que afetam gravemente a imagem das povoações e do concelho. Esta situação pode mudar, basta que altere a sua atitude! Não torne a sua rua numa lixeira! Não abandone o "lixo" na via pública!

No passado sábado, dia 8 de junho, os serviços municipais efetuaram a limpeza de toda a zona industrial de Redondo, uma vez que se encontrava muito lixo espalhado na via pública,  resultado da incorreta deposição de resíduos nos contentores de papel/cartão e plástico de 30 m3. Toda a área ficou limpa e os resíduos devidamente separados e acondicionados, no entanto, ao final de poucas horas voltaram a colocar resíduos fora dos contentores.

O mesmo cenário pode ser observado ao lado de vários contentores por todo o concelho onde são incorretamente depositados resíduos que não deveriam ser ai colocados.


Desta forma a Câmara Municipal de Redondo apela a todos os munícipes

Para que a sua rua, avenida ou praça esteja mais limpa, deve colocar sempre os resíduos ("lixos") da sua habitação em sacos de plástico devidamente fechados. Depois coloque os sacos no interior do contentor mais próximo e feche a respetiva tampa.


Nunca deve colocar nos contentores:

Líquidos, equipamentos elétricos, "monos", restos de podas de jardim, pilhas, baterias, sucatas ou outros materiais recicláveis, óleos, cinzas ou materiais em combustão, animais mortos ou outro "lixo" não-doméstico (ex. madeiras, resíduos de construção e demolição).

A Câmara Municipal de Redondo disponibiliza um serviço gratuito de recolha de resíduos volumosos ao domicílio. Os serviços municipais recolhem em sua casa os objetos de grande porte, habitualmente chamados de "Monos", como sejam eletrodomésticos sem uso, mobiliário, colchões e os "Verdes" resultantes dos pequenos cortes de relva ou arbustos. Para tal, pode telefonar para o número 266 989 210 e combinar com os serviços a data para realizar a recolha.


Consulte as fotos aqui