02 fevereiro 2018

Arquivo Municipal de Redondo acolheu reunião da Rede de Arquivos do Alentejo- Distrito de Évora

Teve lugar no dia 30 de Janeiro, no Centro Cultural de Redondo, a 9.ª reunião da RAA-DE (Rede de Arquivos do Alentejo- Distrito de Évora).

Teve lugar no dia 30 de Janeiro, no Centro Cultural de Redondo, a 9.ª reunião da RAA-DE (Rede de Arquivos do Alentejo- Distrito de Évora) que contou com a participação das 11 entidades constituintes. O executivo municipal marcou presença representado pelo vice-presidente da câmara, José Portel, a quem coube o privilégio de abrir a sessão dando as boas-vindas ao grupo de trabalho.

Com o objetivo de dar prossecução àqueles que vêm sendo alguns dos projetos com maior expressão da rede, destaca-se sobretudo a implementação do programa AtoM e a avaliação do ponto de situação do Guia de fundos dos arquivos do distrito.

No caso concreto do AtoM - aplicação livre e de código aberto -, os Municípios de Redondo, Estremoz e Reguengos apresentaram resultados para que brevemente o programa esteja disponível na sua plenitude possibilitando a todos os interessados a consulta online dos acervos, entre outras funcionalidades.

Não menos importante foi a discussão sobre o Guia de Fundos dos Arquivos do Distrito, uma ferramenta útil para conhecimento dos arquivos (públicos, associativos e pessoais) de cada concelho. Este guia encontra-se em fase final de elaboração por parte do Arquivo Municipal de Redondo que terá como finalidade salvaguardar e divulgar o património arquivístico local.

A Câmara Municipal de Redondo convidou todos os participantes a degustar alguns dos melhores produtos regionais no espaço emblemático da enoteca de Redondo.