18 abril 2018

Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas nasce tendo Redondo como um dos fundadores

Tal como noticiámos anteriormente, no dia 17 de abril, António Recto, o Presidente da Câmara Municipal de Redondo marcou presença no ato solene da assinatura da escritura da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC).

A cerimónia decorreu no Palácio Nacional de Mafra e contou com a presença dos 14 municípios fundadores que se reuniram assim em torno da defesa e preservação do património cultural e histórico cerâmico.

Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares são os parceiros que juntamente com Redondo assinaram a escritura de constituição da associação evidenciando a sua linhagem intrinsecamente ligada à cerâmica.

Após a cerimónia foi ainda inaugurada uma exposição itinerante composta por duas peças de cada um dos municípios fundadores dando enfoque aos diferentes métodos de produção, matérias-primas, técnicas e funcionalidade das peças.

Com o nascimento da AptCC a Câmara Municipal de Redondo assume assim uma posição reforçada o que lhe permitirá ganhar escala na prossecução da sua estratégia de preservação da cerâmica que é indissociável da sua identidade.