20 dezembro 2017

Banda Filarmónica de Redondo apresentou concerto de Natal com convidados

Cumprindo a tradição, no dia 16 de dezembro, a Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense (BSFMR) regressou ao auditório do Centro Cultural de Redondo para apresentar o concerto de Natal que anualmente vem preparando com afinco para a ocasião. Este ano, acompanhada em palco pelas Cantadeiras de Redondo, por Filipa Carriço e pelos reconhecidos irmãos Caixeiro, a filarmónica reiterou a sua presença no panorama musical local.

Sob a direção do maestro José Rui do Monte, os sessenta músicos que compõem a formação redondense subiram ao palco para dar início a um repertório onde White Christmas de Irving Berlin marcou o arranque. De seguida muitos foram os temas - ouviram-se oito – que pontuaram a noite marcando a presença de alguns dos mais belos temas de Natal, do Cante Alentejano, dos Cantares da Beira e até do Rock português.

Foi em “Cantares das Beira”, uma rapsódia com arranjo de Margarida Louro que as Cantadeiras de Redondo tiveram uma participação especial antecedendo outros momentos inéditos protagonizados pela jovem aspirante a fadista “Filipa Carriço” que deu o mote a “At World’s End”, da Suíte Sinfónica do filme Piratas das Caraíbas, e posteriormente interpretou “Gente da Minha Terra”

Contudo, foi nas vozes dos irmãos Caixeiro que o concerto conheceu também alguns dos seus pontos altos quando se ouviu na sala o tema “Quinta-feira da Ascensão”, interpretado com brilhantismo por aqueles que se podem considerar alguns dos novos embaixadores do canto alentejano, sobre um arranjo da banda redondense feito especialmente para a ocasião.

A terminar, não poderia faltar obviamente a homenagem póstuma a Zé Pedro através da interpretação de um medley dos Xutos e Pontapés, com arranjo de Luís Cardoso.

Mais uma vez, apresentação do Concerto de Natal da BSFMR atesta não só a vitalidade artística do concelho de Redondo como também a dinâmica das suas associações que são garantia de um concelho em movimento.