23 maio 2017

Banquete Quinhentista

No âmbito das comemorações dos 500 anos dos Forais Novos de Redondo e Montoito, o Município de Redondo promoveu um banquete quinhentista como forma de celebração da política reformadora de D. Manuel.

​No âmbito das comemorações dos 500 anos dos Forais Novos de Redondo e Montoito, o Município de Redondo promoveu um banquete quinhentista como forma de celebração da política reformadora de D. Manuel.

Foi recriado o ambiente vivido nos banquetes da época, com decoração a rigor, um mestre de sala, uma bailarina, animação musical e cómicos para garantirem boa disposição. O repasto era por excelência, um dos principais momentos de convívio nos tempos medievais.

A Enoteca de Redondo esteve muito animada com a recriação histórica de um banquete quinhentista, no merecido destaque ao cavaleiro D. Godofredo e ao fiel pajem Gevergundo, a bailarina, as animadoras musicais e os criados estiveram irrepreensíveis.

As interações com os comensais, foram momentos marcantes da boa disposição que ali se vivia, alguns privilegiados foram interpelados em recriações medievais muito oportunas, desde os típicos duelos de madrigais (pequena composição poética que exprime um sentimento lisonjeiro, terno e amoroso) entre dois participantes para que a donzela casadoira assim pudesse escolher de entre eles, qual o mais virtuoso em seus atos e palavras.

Com uma ementa bastante rica, composta por várias iguarias na recriação da época, é certo que o vinho e o pão foram as estrelas da companhia.

Toda a animação esteve a cargo da Velha Lamparina.

No próximo dia 27 de Maio as celebrações dos 500 Anos dos Forais Novos de Redondo e Montoito estarão na Vila de Montoito, com um vasto programa na sua feira Quinhentista.

Consulte aqui as fotos.