06 junho 2017

Bom dia Cerâmica – em Redondo - 02 a 04 Junho

​Mais de 120 municípios e organizações, ligadas à cerâmica em toda a Europa, incluindo empresas, museus, ceramistas, oleiros, escolas, etc., realizaram nos dias 2, 3 e 4 de junho, o “Bom Dia Cerâmica”.

Mais de 120 municípios e organizações, ligadas à cerâmica em toda a Europa, incluindo empresas, museus, ceramistas, oleiros, escolas, etc., realizaram nos dias 2, 3 e 4 de junho, o “Bom Dia Cerâmica”.

Iniciativa originalmente criada em Itália, foi alargada na edição piloto de 2017 a inúmeros países europeus, incluindo Portugal, num evento dinamizado entre nós pela futura Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC).

O  "Bom dia Cerâmica" contemplou múltiplas atividades, desde conferências, exposições de cerâmica artística, ateliês, demonstrações e participações de “cerâmica viva” e atividades lúdicas e musicais.
Redondo e mais 7 cidades e vilas portuguesas, nomeadamente Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra e Viana do Alentejo, participaram naquela que foi a primeira vez que esta iniciativa internacional “Bom dia Cerâmica” se estendeu a Portugal. A iniciativa resultou de uma parceria com a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC) da qual Redondo é membro fundador.

Assim de 2 a 4 de junho, Redondo convidou todos a cumprimentar e a celebrar a cerâmica com um programa diversificado que se materializou em diferentes pontos tais como as Olarias, a Enoteca de Redondo e o Museu do Barro.

O programa abriu na sexta-feira com a receção aos ceramistas, Elsa Gama, Francisco Rosado, Sandra Ribeiro e Luis Rosado, convidados a participar no “Solidary Potters”, numa associação entre a  Santa Casa da Misericórdia e o Município de Redondo, visando a elaboração de peças, sendo o seu destino a beneficência através de leilão solidário. Ainda na Sexta-feira a Enoteca de Redondo acolheu a conferência “Bom dia Cerâmica” da AptCC, cuja abertura coube ao Vereador Armindo Ramalhosa, contando ainda com a explicação da iniciativa “Solidary Potters” a cargo do Vice-Provedor da SCMR. O painel da conferência contou com as presenças e intervenções da Dra. Luisa Gancho, do Professor Doutor Ruben Martins e Dr. José Calado que generosamente, abordaram e contextualizaram a Olaria de Redondo e a Inovação nas Pastas Cerâmicas, configurando um dos momentos altos do programa que reuniu os Oleiros de Redondo, as suas Famílias e Colaboradores, mas tambem muitos a quem a Olaria Redondense e as questões ligadas à cerâmica lhes suscitam o interesse e o gosto. 

No dia 3 de junho, para além das visitas às olarias de Redondo, quem assim o desejou pôde conhecer o Museu do Barro durante a noite. Já no dia 4 o programa culminou com o término das obras dos Ceramistas Solidários, desenvolvendo-se ainda durante a manhã e tarde Workshops de barro para as crianças e famílias, terminando na consequente degustação de porco no barro, acompanhado do bom Vinho de Redondo, gentilmente cedido pelas Adegas de Redondo, Casa Agrícola Alexandre Relvas, Casa de Sabicos, Agrovinaz, Roquevale e Monte Amarelo. A animação esteve a cargo dos Trovadores de Redondo, das Moças do Cante e das Roncas de Barro do Luis Pedras, que cantaram e encantaram os presentes.


Consulte as fotos aqui