10 janeiro 2018

Celebração dos Reis no Concelho de Redondo

Nos dias 5 e 6 de janeiro, o Concelho de Redondo celebrou o Dia de Reis

​A Câmara Municipal de Redondo, nos vínculos às suas tradições históricas e, em conjunto com a população e associações continuam a preservar esta identidade territorial, de simbolismo histórico e cultural, que encerra a quadra natalícia.

Estas crescentes participações organizadas e espontâneas são demonstrativas de que as questões identitárias que unem as populações são potenciadas pelo espirito de partilha e de amizade e, verdadeiramente, são estas manifestações o motor da salvaguarda e da preservação das heranças históricas pois é nelas que reside a solução que muitas vezes se procura com pergaminhos e honrarias em lugares tão distantes da origem.

As celebrações em Redondo tiveram início na tarde de dia 5. O grupo de séniores da Academia de afetos abriu as hostilidades levando os seus cantares e a sua generosa vitalidade ao agrupamento de escolas, à autarquia e ao lar da Santa Casa da Misericórdia de Redondo.

Com encontro na Enoteca, pelas 20.30h foi a vez do cancioneiro geral servir de mote à participação dos Cantadores e das Cantadeiras de Redondo.

A noite terminou “à mesa” na Praça da República onde, se juntaram alguns dos mais emblemáticos cânticos tradicionais, o bolo-rei e os melhores produtos regionais – os nossos!

Já no dia 6, por volta das 18:00h foi a vez de Montoito dar as boas-vindas a esta importante manifestação cultural, o cante aos reis fez-se ouvir anunciando um périplo sem igual nos habituais percursos pelas casas, cafés e associações da freguesia, engrossando as suas hostes na proporção que as suas deslocações evoluíam no terreno, foram-se chamando as vozes em crescendo da população.

Mais uma vez a tradição cumpriu-se!

Consulte aqui as fotos.