08 janeiro 2019

Celebração dos Reis no Concelho de Redondo

A Câmara Municipal de Redondo, nos vínculos às suas tradições históricas e, em conjunto com a população e associações do concelho continua a preservar esta identidade territorial, de simbolismo histórico e cultural, que encerra a quadra natalícia.

As celebrações em Redondo tiveram início na manhã do dia 5, com o grupo de seniores da Dinâmica Sénior, que deu o mote para a abertura das hostilidades levando os seus cantares e a sua generosa vitalidade ao Mercado Municipal, passando em seguida a cantar para as instituições da vila. Acabando pelas 12h na Praça da República.

Pelas 18:00h foi a vez de Montoito dar as boas-vindas a esta importante manifestação cultural, o cante aos reis fez-se ouvir anunciando um périplo sem igual nos habituais percursos pelas casas, cafés e associações da freguesia, engrossando as suas hostes na proporção que as suas deslocações evoluíam no terreno, foram-se chamando as vozes em crescendo da população.

Em Redondo uns concentraram-se na Enoteca, outros foram fazendo o seu já tradicional percurso pela vila cantando os Reis. O cancioneiro geral serviu de mote à participação do Agrupamento 655, Cantadores e Cantadeiras de Redondo, juntaram-se aos populares na Praça da República onde, se cantaram alguns dos mais emblemáticos cânticos tradicionais, acompanhados do tradicional bolo-rei e dos melhores produtos regionais – os nossos!

Mais uma vez a tradição cumpriu-se!