07 janeiro 2016

Celebração dos Reis no concelho de Redondo

​O Concelho de Redondo celebrou a tradicional Noite e Dia de Reis, nas diferentes manifestações que se perpetuam, nas suas freguesias. A 5 de janeiro, pelas 18:30 os espontâneos cantares que o Grupo de Escuteiros promove pelas ruas e casas de Redondo, mantêm viva esta tradição tão ancestral. Já pelas 21h30, os Cantadores e Cantadeiras de Redondo deram início ao afinar de gargantas na Enoteca, numa antecipação ao calor e aos cantares da Noite de Reis na Praça da República. Num espaço bem recheado de populares e visitantes, que contou com a presença da Srª Diretora Regional de Cultura, dos Presidentes da Câmara e Freguesia respetivamente, bem como dos Vereadores, viveu-se mais uma noite de confraternização, num ambiente de companheirismo e franca animação, em que os cantares e o bom vinho ajudaram a vencer o frio que se fazia sentir.

A 6 de Janeiro pelas 15:00 os magníficos representantes da Dinâmica Sénior do Concelho, cumpriram com o seu périplo de cantares ao “Menino” nos Paços do concelho na Freguesia de Redondo e nas Instituições de Solidariedade, bem animados e resilientes aos anos e ao frio, foram um brilhante exemplo da participação e da preservação, na importância deste legado cultural.

Pelas 18:30 Montoito, iniciou a afinação das gargantas do tradicional Grupo de espontâneos que ensaiaram os cantares no Centro Ludico e no Largo da Junta, foi neste mote que haveria de percorrer os emblemáticos locais de paragem no reforço à noite que se perspetivava longa e fria.

Em magnífico companheirismo e participação, as receções ao Grupo foram exemplares como é apanágio das gentes de Montoito, permitindo a confraternização e o preservar desta tradição secular. Com última paragem em Aldeias de Montoito e a completar as excelentes receções ao Grupo que teve as participações do Sr. Presidente da Junta e do Vereador da Cultura deu-se continuidade à tradição e encerrou-se de forma bastante participada as comemorações da Noite e Dia de Reis no Concelho.

É com natural orgulho que o Município de Redondo, olha para Todos quantos permitem com a sua participação e acolhimento, o preservar das tradições concelhias, que são a memória viva de toda uma população e o seu legado cultural às novas gerações, para Todos um Grande Obrigado por gostarmos de nós e da nossa cultura.