28 janeiro 2020

Centro Cultural de Redondo inaugurou a exposição “Na minha Qualidade de Barbeiro”

​ O Foyer do Centro Cultural de Redondo conta agora com a exposição “Na minha Qualidade de Barbeiro”, cuja inauguração decorreu no dia 26 de janeiro

O Foyer do Centro Cultural de Redondo conta agora com a exposição “Na minha Qualidade de Barbeiro”, cuja inauguração decorreu no dia 26 de janeiro e que ficará patente até ao próximo dia 29 de fevereiro.

Esta exibição reúne diferentes elementos cedidos por alguns dos mais emblemáticos barbeiros locais, que nos transportam no tempo até à cadeira do barbearia onde encontrávamos, mais do que um profissional da barba e do cabelo, um bom falante e um melhor ouvinte que a tudo aplicava o corte mais adequado.

A esta inauguração que tanto diz à comunidade, acorreram vários curiosos, antigos e atuais barbeiros, que se uniram em torno das memórias desta profissão, que perduram na cabeça de uns e de outros, de quase todos.

O Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, marcou presença no evento relembrando também ele a figura do barbeiro como pilar da comunidade e agradecendo a todos os que marcaram presença neste momento emotivo que pretendeu sobretudo homenagear estes ilustres profissionais deixaram a sua marca na história do concelho.

Ainda que hoje exista uma corrente revivalista em torno da arte do barbearia, “Na Minha Qualidade de Barbeiro” pelo trabalho que apresenta, volta a sentar-nos na cadeira de um tempo que embora não muito longínquo é hoje um passado não tão recente que importa tanto manter quanto um bom corte.

A Câmara Municipal de Redondo agradece a todos os que tornaram possível a realização desta exposição salientando a importância de não deixarmos cair no esquecimento os pequenos traços que compõem a nossa história.