06 março 2017

O Centro Lúdico de Montoito recebeu workshop de doçaria conventual

​No último dia 4 de março, pelas 14h30, a Doçaria Conventual foi o tema de um workshop que decorreu no Centro Lúdico de Montoito...

​No último dia 4 de março, pelas 14h30, a Doçaria Conventual foi o tema de um workshop que decorreu no Centro Lúdico de Montoito convidando à confeção e degustação dos intemporais doces conventuais, no âmbito das comemorações dos 500 anos dos forais de Redondo e Montoito.

Demonstrando técnicas desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo dos tempos e desvendando receitas que passam de geração em geração, este workshop monitorizado pela redondense Mariana Pita, começou por contextualizar historicamente a doçaria conventual no Alentejo devolvendo-nos ao século XIII.

De seguida, os diferentes pontos de açúcar e formas de confeção foram alguns dos tópicos abordados, a par dos diferentes ingredientes e respetivas aplicações, de origem nacional e internacional. A Amêndoa, os fios de ovos e o açucar estiveram em destaque no menu no dia.

Por fim, o workshop de Doçaria Conventual antigiu o “ponto de rebuçado” com a confeção de diferentes iguarias tais como a Lampreia e os Queijinhos do Céu que conquistaram os olhos e o palato dos participantes.

Futuramente, o assinalar dos 500 anos dos forais do concelho de Redondo convida ao workshop Corantes Naturais, Plantas e Animais, a decorrer no dia 11 de março pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Redondo, no âmbito da exposição Do Copioso Trato dos Panos.

Consulte as fotos aqui