27 outubro 2015

Cerimónia de Entrega do Prémio Literário Hernâni Cidade

No dia 24 de outubro, teve lugar no auditório do Centro Cultural de Redondo a cerimónia do Prémio Literário Hernâni Cidade que cumpriu a sua XX edição.

No dia 24 de outubro, teve lugar no auditório do Centro Cultural de Redondo a cerimónia do Prémio Literário Hernâni Cidade que cumpriu a sua XX edição tendo como tema “O Poder da Palavra”, na modalidade de texto.

Cabendo a honra da abertura da cerimónia ao vereador da cultura, Armindo Ramalhosa, este fez questão de reafirmar a importância deste evento na cultura local não só pela sua importância ao nível da promoção da escrita, entre jovens e adultos, mas também pela sua riqueza histórica enquanto legado do ilustre professor e ensaísta redondense.

Com mais de duzentos trabalhos a concurso oriundos de todo o País, confirmou-se o interesse e a vitalidade participativa deste Prémio Literário.

A plateia que contou com a habitual presença de familiares do Patrono, ouviu pela voz do vencedor do prémio, João Manuel da Silva Rogaciano, o seu trabalho “"A síndrome do senhor Miguel". O segundo e terceiro prémio foram atribuídos a Jorge Alexandre da Costa Rodrigues e Paula Cristina Direito Rabaça com os trabalhos "Palavras que germinam no silêncio" e "O caçador de palavras", respetivamente.

A cerimónia reinterpretou-se ainda com dois momentos onde a música deu corpo às sábias palavras de vários autores, tais como, Ary dos Santos, Florbela Espanca, entre outros, nas excelentes interpretações de Rita Justa (voz) e David Ferreira (viola).

A XX edição do Prémio Literário Hernâni Cidade contou com os apoios aos prémios do Novo Banco e da Freguesia de Redondo que se associaram ao Município de Redondo para garantir a continuidade deste que é um dos mais reconhecidos eventos da cultura redondense.