05 novembro 2018

Cerimónia de entrega do XXIII Prémio Literário Hernâni Cidade

No passado dia 27 de outubro, a Câmara Municipal de Redondo procedeu à entrega do Prémio Literário Hernâni Cidade.

No passado dia 27 de outubro, a Câmara Municipal de Redondo procedeu à entrega da XXIII edição do Prémio Literário Hernâni Cidade, homenageando assim o Professor e escritor Redondense, fazendo desta forma também um incentivo à criatividade literária. A edição de 2018, na modalidade de Crónica, teve como ponto de partida o facto de se assinalar este ano o centenário da Batalha de La Lys, onde Hernâni Cidade foi feito prisioneiro.

A cerimónia contou com a presença da neta do célebre escritor e ensaísta, Margarida Theias  e do historiador redondense José Calado que partilharam a leitura do texto intitulado “O Avô Cidade”, e também a exibição de uma passagem do vídeo “As vozes das trincheiras”, onde  Hernâni Cidade faz descrições dos acontecimentos no local.

De seguida foi feita a leitura dos trabalhos dos premiados pelos próprios autores e na ausência destes pelo membro do júri Bernardete Amorim. O 1º prémio foi entregue a João Pedro Sigalho com a obra “Heroísmo Contemporâneo”, seguindo-se Nilton Esteves com “Entrincheirados” e, em terceiro lugar, Carlos Moreira com a peça “Hernâni Cidade: lugar-tenente da humanidade em tempos de crise”. Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao trabalho “Crónica sobre a minha curiosidade”, de Júlio Viegas.

A cerimónia contou com um momento musical protagonizado pelo grupo “Moças do Canto” que se dedica à disseminação do canto alentejano.