19 abril 2016

Concerto Pedagógico no Centro Cultural de Redondo

​Tendo como objetivo a oportunidade de um contacto mais informal e também a formação do público infantojuvenil apostando no interesse em proximidade a uma Orquestra Clássica e a esta forma de expressão artística, em 2015 o Município de Redondo e a Orquestra Clássica do Sul celebraram protocolo, que visava entre outras esta iniciativa.

Assim, no âmbito desta parceria, os alunos receberam um concerto pedagógico no passado dia 14 de abril, durante a tarde, no Centro Cultural de Redondo, reforçando a aposta continua no complemento à educação formal dos alunos.

Perante uma plateia composta por alunos do primeiro e segundo ciclos do Agrupamento Vertical de Escolas de Redondo, coube a Rui Pinheiro, maestro da Orquestra Clássica do Sul, conduzir esta pequena aula que abordou alguns dos aspetos mais fundamentais da música.

Dando inúmeros exemplos práticos, o maestro abordou diversos temas desde a importância dos sons, timbres e tonalidades, às técnicas e instrumentos que os produzem, bem como os sentimentos que despertam nos seus ouvintes.

Abordando compositores como Rossini, Haydn e Bruch, durante aproximadamente uma hora, o jovem público foi convidado a descobrir esta arte que tanto diz ao ser humano, culminado num mini concerto protagonizado por alunos do Conservatório Regional de Évora e do Conservatório Regional do Algarve.