15 abril 2015

Comemorações de Abril decorrem em todo o concelho

O programa das comemorações do 25 de abril no concelho de Redondo, a decorrer de 4 a 30 de abril, prossegue oferecendo um conjunto diversificado de atividades.

As comemorações de Abril em Redondo assinalam esta efeméride com especial destaque entre as datas de 4 a 30 de abril, num testemunho partilhado com as diferentes Associações e Grupos do Concelho, oferece um conjunto diversificado de atividades, exposições e espetáculos que assinalam a maior conquista democrática do século XX.

A 5 de abril, a Assoc. Jovem de Redondo, “Horizonte Possível”, convidou miúdos e graúdos ao convívio “Na caça aos ovos”, nesse mesmo dia o Redondense Futebol Clube deu continuidade ao habitual Torneio da Páscoa especialmente dedicado aos mais pequenos.

A Câmara Municipal de Redondo através dos seus técnicos desportivos promove as “ Caminhadas de Abril” até final das comemorações, convidando toda a população a práticas desportivas de convívio e saúde.

As exposições documentais sobre o 25 de Abril assumindo-se enquanto testemunho e memória estão patentes na Biblioteca de Redondo, “O 25 de abril na Poesia e na Música”, e em Montoito no Pólo da Biblioteca “Capitães de Abril” assinalando-se desta forma a importância e os diferentes aspetos e visões da revolução.

No panorama musical e etnográfico o Rancho Folclórico de Foros da Fonte Seca, atuou na Casa do Povo do Freixo, no dia 11 de abril, vincando a importância destas manifestações da cultura popular no seio das suas comunidades, no mesmo dia o Grupo Júlio Franco Ensamble brindou como uma atuação cheia de juventude e musicalidade a população dos Foros da Fonte Seca.

O executivo camarário que tem acompanhado presencialmente estas manifestações vê com natural agrado a heterogeneidade dos grupos participantes, sinal de vitalidade na renovação, no interesse pela cultura e desporto, permitindo assim perpetuar e consolidar a própria identidade do concelho de Redondo.

O Presidente da Câmara, Sr. António Recto na natural mensagem sobre a importância que a data encerra em si, não deixou de manifestar alguma preocupação pela atual conjuntura que o País atravessa, nas políticas governamentais que se vivem e que se avizinham e aquilo que elas podem representar no futuro dos seus jovens, deixando uma palavra de esperança e de empenho por parte da autarquia que tudo fará dentro do que estiver ao seu alcance, para minorar os impactos menos positivos dos dias que vivemos.

Na continuidade das comemorações, são vários os concertos e manifestações culturais e desportivas que irão pontuar por todo o Concelho, nomeadamente em Montoito, Aldeias de Montoito, Serra D’Ossa, Vinhas e Santa Susana, com a participação da Orquestra Planície, BSFMR, FUM, Cantadeiras de Redondo, Trovadores de Redondo, O Grupo de Teatro do Centro Ludico no CCR com a peça “Revolução das Flores”, são alguns dos argumentos que o programa das Comemorações de Abril irá oferecer até ao seu final.



Consulte as fotos aqui