03 maio 2018

Concelho de Redondo celebrou os 700 anos do Foral de D. Dinis

No último dia 28 a Câmara Municipal de Redondo celebrou os 700 anos deste importante marco da história do concelho apresentando um programa dedicado à ocasião.

O dia 27 de Abril de 1318 ficou marcado na história pela atribuição do Foral de D. Dinis à vila e Concelho de Redondo. Como tal, no último dia 28 a Câmara Municipal de Redondo celebrou os 700 anos deste importante marco da história do concelho apresentando um programa dedicado à ocasião. António Recto, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, marcou presença no evento.

O programa arrancou com uma “Mesa Redondo” - intitulada Conversas em torno da fundação e dos 700 anos do Foral de Redondo - composta pelos oradores João Azaruja, Susana Bicho, José Calado e Rui Mataloto que deram a conhecer informações e documentação sobre este período medieval e exemplos de como seria o concelho aquando da atribuição do foral.

No decurso desta “Mesa Redondo“, na Torre de Menagem, o Presidente da Câmara Municipal de Redondo fez ainda questão de manifestar o seu agrado pela oferta do estudo “Redondo, no primeiro século após a fundação (1318-1418): primórdios, declínio, ressurgimento”, de Duarte Nuno Catalão, agradecendo publicamente ao autor

Após a tertúlia seguiu-se a inauguração da exposição “700 anos do Foral de D. Dinis 1318-2018”, patente também na Torre de Menagem, que culminou num passeio pelo Redondo medieval, incluindo a subida à Torre do Relógio.

Para terminar as comemorações, o grupo Ensemble La Mar de la Musica atuou na Enoteca convidando a um repertório inspirado nas músicas medievais que se prolongou até ao início da noite, em franca animação.