17 dezembro 2018

Concelho de Redondo homenageou Combatentes da Grande Guerra em cerimónia solene

O sábado, dia 15 de dezembro, foi o dia em que a Câmara Municipal de Redondo e a Liga dos Combatentes celebraram em uníssono o Centenário da Assinatura do Armistício da Grande Guerra (1918-2018). O Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, marcou presença na cerimónia a par de inúmeros representantes das mais variadas instituições.

Foi por volta das 11h00 que o Largo dos Combatentes viu iniciar-se a homenagem a todos aqueles cujos atos de bravura lhe deram origem ao nome. A formatura militar serviu de introdução ao discurso de vários representantes das entidades presentes e que responderam positivamente à prerrogativa de recordar a circunstância e os nomes que a fizeram.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Redondo demonstrou-se visivelmente emocionado com o momento solene, relembrando o conturbado período da história europeia onde perderam a vida inúmeros portugueses, entre os quais vários Redondenses, e manifestando desejos de que a paz seja a verdadeira memória a reter de tão inglório acontecimento.

A Cerimónia contou igualmente com a inauguração de um mural alusivo aos Combatentes da Grande Guerra do Concelho de Redondo onde se identificam os 147 soldados que lutaram ao serviço da pátria. Após a homenagem aos que faleceram, decorreu a execução do Hino da Liga dos Combatentes.

A Câmara Municipal de Redondo agradece a todos os que se envolveram nesta cerimónia que tanto representa para a preservação da memória da comunidade o que aliás se traduziu numa significativa adesão por parte da população.