08 maio 2019

Curso de Pais

No combate ao insucesso escolar, nos dias que correm, tão ou mais importante que o investimento em equipamentos educativos, é a promoção do apoio socioeducativo às famílias...

No combate ao insucesso escolar, nos dias que correm, tão ou mais importante que o investimento em equipamentos educativos, é a promoção do apoio socioeducativo às famílias em matéria de educação parental, procurando responder às necessidades específicas de educação e visando a promoção do bem‐estar e desenvolvimento integral das crianças e jovens

No âmbito da candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), a Câmara Municipal de Redondo está a dinamizar o "Curso de Pais", workshop composto por 5 sessões para pais e profissionais na área da infância, com periodicidade quinzenal e em horário pós-laboral (terças-feiras das 18h00 às 21h00), contando com o apoio da formadora, Dr.ª Cláudia Alfaiate (Psicóloga Clínica e Formadora) como dinamizadora das referidas sessões.

Atualmente estão inscritos 22 participantes de várias áreas, mas tendo todos em comum o interesse pessoal e/ou profissional pela temática da infância e comportamentos das crianças.

As sessões tiveram início no passado dia 9 de abril com a apresentação dos participantes, bem como a exposição das suas expetativas face ao curso e a partilha de algumas experiências pessoais.

O grupo voltou a reunir no dia 30 de abril para dar início ao primeiro módulo "Uma casa constrói-se pela base: a importância da vinculação segura e da interação positiva; o brincar como veículo de promoção da relação, da autoestima e da prontidão académica".

 Até julho estão marcados vários encontros com os seguintes temas:

  • "Fazer surgir o que há de melhor no seu filho! Estratégias eficazes para aumentar o comportamento positivo da criança! O poder do Elogio e das recompensas!"
  • "Vamos continuar a organizar a casa: a importância das regras e das rotinas; a (difícil) arte de dar ordens eficazes!"
  • "Para grandes males…grandes remédios! Como lidar com o comportamento difícil – o ignorar! Respirar fundo, Relaxar e Redirecionar: Tudo o que precisa de saber para lidar com pensamentos perturbadores e manter a calma!"
  • "Estratégias práticas para lidar com os comportamentos mais difíceis – desobediência, bater e outros comportamentos desafiadores."

De acordo com a dinâmica da formadora são enviados alguns trabalhos para casa em cada sessão por forma a aperfeiçoar algumas estratégias a ter em atenção quando se trata de crianças.

Perspetiva-se que esta atividade possa constituir-se como um contributo para a prevenção de problemas de comportamento em crianças e jovens e, consequentemente, para a promoção do sucesso escolar.


Consulte as fotos aqui