23 maio 2018

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS E BOM DIA CERÂMICA JUNTOS EM REDONDO

​No Ano Europeu do Património Cultural, a Câmara Municipal de Redondo celebrou conjuntamente o dia Internacional dos Museus e “Bom Dia Cerâmica”. A defesa e a valorização dos bens culturais são os pressupostos destas iniciativas que afirmam a arte, os objetos, os ofícios tradicionais como património cultural e memória coletiva a preservar.

As visitas guiadas aos museus e olarias, ateliês e oficinas ao vivo, uma exposição, uma conferência e música foram alguns dos momentos programados.

A oferta para Redondo, que se prolongou até ao dia 20 de maio, contou com diferentes momentos que se iniciaram com as visitas às Olarias de Redondo, no dia 18 de Maio. Pelas 21h30m a Enoteca de Redondo acolheu uma Noite de Fado com “Vozes do Fado” que pôs à apreciação do público um vasto repertório representado nas vozes de 8 fadistas e no dedilhado de 2 guitarristas.

O segundo dia - 19 de maio - iniciou-se com observação de Aves, sob a orientação de Jorge Safara, que convidou os entusiastas da ornitologia a conhecer algumas das espécies existentes na região.

Continuaram as visitas às Olarias e por volta das 17h foi inaugurada a exposição de Fotografia “Carta Arqueológica do Redondo – o olhar do artista” no Museu Regional do Vinho de Redondo, que contou com a presença do autor, José M. Rodrigues, que revisitou a obra realizada em 1997. Na apresentação o autor discorreu sobre a relação do fotógrafo com a paisagem alentejana, na qual os elementos arqueológicos lhe deram uma profundidade que ajudaram à sua fixação neste território.

A encerrar as comemorações, no dia 20 de maio de manhã realizou-se um Workshop de Barro, para grupos e famílias que esteve bastante animado. À tarde deu-se a largada de pombos da Sociedade Columbófila Asas Redondenses. A terminar foi feita a entrega das peças que dos ceramistas Elsa Gama, Teresa Castro, Ana Tristani e Luís Carlos Rosado e do Oleiro Francisco Rosado à Santa Casa da Misericórdia de Redondo.

Consulte aqui as fotos.