23 maio 2019

Dia Internacional dos Museus e Bom Dia Cerâmica juntos em Redondo

​A Câmara Municipal de Redondo celebrou conjuntamente o dia Internacional dos Museus e o “Bom Dia Cerâmica”. A defesa e a valorização dos bens culturais são os pressupostos destas iniciativas que afirmam a arte, os objetos, os ofícios tradicionais como património cultural e memória coletiva a preservar.

O programa foi variado e contou com Oficinas ao vivo, visitas guiadas, exposição “Antas no Nosso Tempo”, Noite de Fados e Animação Musical. Os mais novos tiveram a oportunidade de dormir na Oficina das Ruas Floridas.

No dia 17 de maio iniciaram-se os três dias de oficinas ao vivo. Na Cerâmica Artística/Escultura protagonizadas pelas ceramistas Elsa Gama, Teresa Castro, Ana Tristani e o ceramista Luis Carlos Rosado. Na Cerâmica Artística/Roda contámos com a presença da Olaria Jeremias, Olaria Poço Velho e Olaria Mértola. Os alunos do Centro Escolar de Redondo visitaram o Museu do Barro e assistiram às oficinas ao vivo.

No dia 18 de maio, a inauguração da Exposição “Antas no Nosso Tempo” no Museu do Vinho, deu o mote à abertura do segundo dia do Programa. Às 19 horas a criançada foi para a Oficina das Ruas Floridas, um espaço acolhedor, com o seu “farnel” e sacos cama. A diversão e o ambiente descontraído, com ateliê, meditação e hora do conto foram alguns dos argumentos do serão. A animação foi uma constante e a felicidade estampada no rosto das crianças quando os pais os foram buscar no domingo pela manhã.

Já pela noite dentro a Enoteca foi o palco alternativo à noite fria, para acolher a Noite de Fados, com o Grupo Amanhecer.

Por último, no dia 19 de maio, pelas 16h30 a Sociedade Columbófila associou-se às comemorações e realizou uma solta de Pombos. A encerrar a animação Musical esteve a cargo do grupo Mellillicius (Rita Justo e David Ferreira).