11 dezembro 2019

Dia Mundial dos Direitos Humanos

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Redondo convidou a turma de 2.º ano do Curso de Artes do Espetáculo – Interpretação da Escola Secundária André de Gouveia de Évora a apresentar uma peça de teatro alusiva ao tema, intitulada "A Nossa Voz".

Através desta representação, procura-se chamar a atenção para o fato de, em pleno seculo XXI e apesar de se comemorarem 71 anos desde a proclamação pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda subsistem várias formas de atentado contra os Direitos Humanos. Independentemente da cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa, "a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo", devendo ser envidados todos os esforços para a proteção dos direitos humanos nas suas mais variadas vertentes (económicas, sociais e culturais, segurança social, saúde e educação).

Neste sentido e em articulação com o responsável pela Biblioteca Escolar, pudemos contar com a participação dos alunos de 9.º anos e secundário, bem como os alunos dos cursos CEF do Agrupamento de Escolas de Redondo, num total de 150 pessoas entre alunos, professores e outros munícipes.

A interação entre o público e a turma convidada foi muito positiva e o ambiente que se fez sentir espelhou a atenção e sensibilidade para o tema, produzindo uma manhã bastante agradável, surtindo inclusive a vontade de voltarmos a ter a presença deste elenco em futuras peças que apresentem.