10 novembro 2015

Doação de documento em pergaminho ao Arquivo Municipal

Documento para consulta no Arquivo Municipal de Redondo.

​No indelével traço de generosidade, que já lhe conhecemos o Dr. Duarte Nuno Catalão doou a Redondo e aos Redondenses, documento em pergaminho que completou no dia da sua entrega a provecta idade de 650 anos (07 de novembro de 1365 / 07 de novembro de 2015).

Ao referido documento à guarda do Arquivo Municipal de Redondo, cabe-lhe a importância de ser o registo escrito mais antigo do espólio daquele arquivo, anterior ao próprio foral concelhio.

Trata-se de documento notarial em excelente estado de conservação, Instrumento de prestação de contas entre os tutores João de Cambra e João de Córdova relativamente aos bens das órfãs Leonor e Maria Gonçalves da Silveira, filhas de Gonçalo Vasques da Silveira.

Redigido nesta vila a 7 de Novembro de 1365, pelo tabelião Vasco Domingues, este manuscrito medieval é de suma importância pelo conhecimento e valor histórico, especialmente no que representa para Redondo enquanto testemunho do seu quotidiano e das suas gentes em período da “nossa” história tão pouco conhecida.

A par da doação do manuscrito o Dr. Duarte Nuno Catalão, entregou ainda um minucioso contributo de estudo e transcrição do mesmo de sua autoria.

A Câmara Municipal de Redondo em nome dos seus Munícipes, expressa ao Dr. Duarte Nuno Catalão, os sinceros agradecimentos e apreço pela sua bondade e pelo manifesto interesse pelas nossas raízes históricas, e naturalmente pela generosidade ao permitir-nos o privilégio de compartilhar a divulgação deste precioso manuscrito, que tanto enriquece a nossa identidade coletiva.