21 novembro 2016

EXERCÍCIO PROCIV 7.3 SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA

​Realizou-se no dia 18 de novembro, o exercício de proteção civil “PROCIV 7.3”, a nível distrital, que envolveu a Autoridade Nacional de Proteção Civil do distrito de Évora e as Comissões Municipais de Proteção Civil de Redondo, Alandroal, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mourão, Vendas Novas e Vila Viçosa.

O Exercício foi realizado em modo de Command Post Exercise (CPX – Exercício de Posto de Comando), na sala de formação do Centro Cultural de Redondo, sem meios reais e sem o envolvimento e movimentação de forças no terreno, mas com todos os agentes de proteção civil e entidades de apoio do concelho a atuarem como se de uma situação real se tratasse, procedendo às ações necessárias para a resolução da mesma.

O cenário simulou uma situação meteorológica adversa, com precipitação e vento forte, que provocou inundações, queda de árvores, danos em habitações, cortes de estrada, quebras da rede elétrica e de comunicações, tendo como consequência um morto, dois feridos e vários desalojados.

Este exercício tem como objetivo testar o Plano de Emergência Municipal de Proteção Civil de Redondo e os sistemas de comunicação que sustentam operações de proteção e socorro e apoio às populações.

Consulte aqui as fotos.