31 outubro 2017

Encerramento das Comemorações dos 500 anos dos Forais de Redondo e Montoito

Decorreu no passado fim de semana, dias 28 e 29 de outubro, o encerramento das comemorações dos 500 anos da concessão dos Forais Novos de D. Manuel I às vilas de Redondo e Montoito. A cerimónia começou por ter lugar no Centro Cultural de Redondo por volta das 17h00 desdobrando-se no dia seguinte em Montoito às 15h00.

O encerramento das comemorações da efeméride, cumprida a 20 e 25 de Outubro passado, respetivamente, foi marcado pelo lançamento da edição Os Forais Novos de Redondo e Montoito, no auditório do Centro Cultural de Redondo, que congrega dois estudos independentes sobre os forais manuelinos de ambas vilas, da autoria da Drª Joana Caeiro, que se debruçou sobre a história da Vila de Redondo, e do Dr. José Calado que se dedicou a Montoito. O estudo, em cuidada edição bifronte, a cores, estará em breve disponível para consulta e venda.

Após o ato de lançamento da publicação, e devido agradecimento e reconhecimento aos autores pelo Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, deu seguimento, em Redondo, à atuação do Ensemble Lundu, que apresentou um interessantíssimo repertório de música Renascentista, em conformidade com o momento celebrado. Por sua vez, em Montoito, seguiu-se um alegre momento de Bailias, com os jovens participantes de ambas as freguesias a atuarem em indumentária de época.

Deu-se então, com estes eventos, término a 10 meses de múltiplas atividades de celebração dos 500 anos de um documento fundamental da História Local, agora com merecido estudo ao dispor de redondenses e montoitenses.