26 março 2019

Ervas Aromáticas e Alimentares da Serra D'Ossa

No passado Domingo, 24 de Março, decorreu mais um passeio sobre as Ervas Aromáticas e Alimentares da Serra d'Ossa,

No passado Domingo, 24 de Março, decorreu mais um passeio sobre as Ervas Aromáticas e Alimentares da Serra d'Ossa, o qual teve mais de duas dezenas de participantes que percorreram a envolvente da Aldeia da Serra. Percorrido a ritmo suave, o passeio permitiu a partilha de conhecimento sobre as múltiplas espécies que se dispersam na envolvente peri-urbana da aldeia. Ao longo dos caminho, junto das ribeiras, espécies de grande valor alimentar como acelgas, alabaças ou saramagos são recolhidas e comentadas, por entre muitas outras que servem para mezinhas medicinais, mas igualmente toda uma gama de usos desde fungicidas ou mesmo herbicidas, além de outros usos menos prosaicos .

A prematura estiagem, decorrente da seca notória, foi igualmente tema de conversa em torno das alterações climáticas, enquanto se degustavam múltiplas espécies de laranjas colhidas ao longo do percurso.

Por fim, no almoço partilhado, degustou-se uma agradável sopa de feijão e alabaças, que nos transportaram para os verdadeiros sabores do campo!

Consulte as fotos aqui