03 abril 2018

Exercício: PROCIV – Serra D’Ossa 2018

Na sequência da recomendação da Comissão Distrital de Proteção Civil...

​Na sequência da recomendação da Comissão Distrital de Proteção Civil está prevista a realização de um Exercício Distrital nos dias 6, 7 e 8 de abril na zona da Serra D’Ossa, com o objetivo de melhorar a resposta perante situações de acidente grave ou catástrofe decorrente de incêndio florestal.


O exercício prevê a participação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa e de vários Agentes da Proteção Civil e entidades cooperantes, nomeadamente Bombeiros, Forças Armadas, GNR, PSP, Força Especial de Bombeiros, ICNF, Sapadores Florestais, AFOCELCA, INEM, Cruz Vermelha, SEF, Segurança Social, Escuteiros, entre outros.


Este exercício terá uma componente CPX no dia 6 de abril (exercício de postos de comando) e uma componente LIVEX no dia 7 de abril (exercício à escala real).

Na manhã de dia 8 de abril está ainda prevista uma exposição estática dos meios que participam no Exercício, que terá lugar em Estremoz, no Parque de Feiras.


Ao longo de todo o dia 7 de Abril (sábado), estão previstas movimentações de meios operacionais das várias entidades, de acordo com as ações planeadas para o Exercício.


A movimentação de meios será feita de modo a causar o menor impacto possível, solicitando-se a colaboração e compreensão de todos.


Relembramos que se trata de um Exercício e não de uma situação real.