10 abril 2018

Exercício PROCIV – Serra D’OSSA 2018

Nos dias 6 e 7 de abril realizou-se um Exercício Distrital na Serra d’ Ossa

​Nos dias 6 e 7 de abril realizou-se um Exercício Distrital na Serra d’ Ossa, com o objetivo de melhorar a resposta perante situações de acidente grave ou catástrofe decorrente de incêndio florestal.

No primeiro dia do exercício foram treinadas situações como incêndio florestal, evacuação da Aldeia da Serra d’Ossa e montes adjacentes e incêndio urbano sem o envolvimento real de meios. No segundo dia foram simulados vários exercícios de operações “LIVEX”, isto é, exercícios de ordem operacional, no qual se desenvolvem missões no terreno com meios humanos e equipamento, permitindo avaliar as disponibilidades operacionais e as capacidades de execução das entidades envolvidas.

Do exercício, que contou no último dia com a presença do Senhor Secretário de Estado da Proteção Civil, Eng. José Artur Neves, fazemos um balanço muito positivo. Para além da correção de aspetos a ter em conta em situações reais permitiu-nos também testar a operacionalidade das entidades envolvidas e a articulação entre o Posto de Comando e a Comissão Municipal de Proteção Civil de Redondo.

O Presidente da Câmara Municipal de Redondo, agradece a colaboração de todos os meios envolvidos, tanto no terreno como nos teatros de operações. Agradece ainda a colaboração de toda a população, dos funcionários da autarquia bem como o empenho e dedicação de todos os parceiros da Comissão Municipal de Proteção Civil de Redondo.

Consulte aqui as fotos.