13 janeiro 2016

Exposição - Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal

Vai ser inaugurada no próximo dia 16 de janeiro, às 16h00, no Centro Cultural de Redondo, a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”.


Vai ser inaugurada no próximo dia 16 de janeiro, às 16h00,  no Centro Cultural de Redondo, a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”. Esta exposição documental centra-se nas crianças acolhidas em Redondo entre as mais de 5.500 que, entre 1947 e1958, receberam asilo em famílias e instituições portuguesas no quadro de uma ação da Cáritas.

Assim, de 16 de janeiro a 29 de fevereiro, é possível apreciar diversos documentos (fotografias e correspondência) que retratam este importante período histórico marcado pela II Guerra Mundial cujas cicatrizes eram ainda evidentes na miséria e destruição, às quais a Áustria obviamente não ficou imune.

No caso concreto do concelho de Redondo, a exposição convida a conhecer o percurso das cerca de 30 crianças que foram acolhidas por um período compreendido entre os seis meses e um ano, do qual resulta laços que ainda hoje perduram. A inauguração contará igualmente com a presença de Sieglinde Haas, uma das crianças acolhidas.

A organização da exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, contou com o apoio decisivo da Embaixada da Áustria que desempenhou um papel preponderante na sua concretização e que se fará representar na cerimónia de inauguração.