15 maio 2019

Feira Medieval de Montoito

Após os sucessos dos anos anteriores, a 3ª edição da Feira Medieval de Montoito, uma parceria entre a Câmara Municipal de Redondo e a Junta de Freguesia de Montoito, voltou a encher de cor e animação a vila de Montoito.

No dia 11 de maio, a feira abriu por volta das 10h, antecipando muitos momentos altos, como os tradicionais cortejos, as danças orientais, as animações de rua, o concerto “Moussiço X”, e o desfile das serpentes. A animação foi uma constante, e o dia acabou com o já tradicional e maravilhoso espetáculo de fogo “A Princesa Moura”.

Já no dia 12 de maio a abertura aconteceu pelas 11h, seguindo-se muita animação, muita música, dança, serpentes, as tradicionais rixas nas tabernas e a degustação das iguarias da região, como chouriço, o pão, bolos, entre outros. A feira contou ainda com a presença de alguns artesãos que mostraram a sua arte.

Já durante a tarde o cortejo foi até ao Centro Escolar de Montoito onde aconteceu o fantástico Torneio a Cavalo. A animação continuou até ao encerramento, onde decorreu a tradicional dança.

A Vila de Montoito esteve totalmente envolvida na recriação da Feira Medieval de 2019, destacando as pessoas da terra que participaram nas mais diferentes formas e se vestiram a rigor para permitir recriar a época, num espetacular entrosamento com os atores da Velha Lamparina.

Esta animada feira transportou toda a freguesia para uma viagem intemporal onde não faltaram alguns dos momentos mais emblemáticos e personagens características daquele período.