30 maio 2017

Feira Quinhentista de Montoito

​Ao longo de todo o dia 27 de maio, a vila de Montoito foi o palco da primeira de duas feiras quinhentistas que decorrem no concelho por ocasião das celebrações dos 500 anos da atribuição dos forais novos.

Foi por volta das 10h que a Feira Quinhentista arrancou transportando toda a freguesia para uma viagem intemporal onde não faltaram alguns dos momentos mais emblemáticos e personagens características daquele período.

O início da Feira Quinhentista assinalou-se com um cortejo pelas principais artérias da vila com os figurantes. Em seguida o Emissário Régio deu o mote ao início das celebrações apresentando todos os presentes.

Seguiram-se as apresentações com o voo das Aves de Rapina, as danças orientais, serpentes e várias demonstrações de teatro de rua. Ao longo do dia o programa foi variado.

Foi um dia muito bem passado com belos repastos para degustar e bem regados com o vinho da região, muito bem representado pela Casa de Sabicos.

A animação foi muita ao longo de todo o dia, o ponto alto aconteceu por volta das 15h30m, com a chegada da comitiva de D. Manuel I e em seguida a receção do emissário régio para a entrega do Foral.

Música, malabares, serpentes as tradicionais rixas de soldados e a degustação das iguarias da região, como chouriço, o pão, bolos, entre outros, nas tendas foram uma constante, com oferta de Porco no espeto, pela Junta de Freguesia de Montoito. E ainda com a presença de artesãos que mostraram a arte de bem trabalhar as suas matérias-primas variadas.

A Vila de Montoito esteve totalmente envolvida com a recriação histórica de uma Feira Quinhentista, no merecido destaque para as pessoas da terra que participaram nas mais diferentes formas e se vestiram a rigor para permitir recriar a época, num espetacular entrosamento com os atores da Velha Lamparina que na sua “medieval” experiência nos ajudaram a todos a viver momentos bastante animados com algum contexto histórico.

A encerrar a feira Quinhentista de Montoito o espetáculo de fogo iluminou a Praça 25 de Abril e o seu lindo coreto, aquecendo o coração de todos aqueles que já sentiam o coração a ficar nostálgico com o final deste magnífico acontecimento.

Nos próximos dias 10 e 11 de Junho as celebrações dos 500 Anos dos Forais Novos de Redondo e Montoito estarão na Vila de Redondo, com um vasto programa na sua feira Quinhentista.

Consulte aqui as fotos.