06 outubro 2015

Feira de São Francisco 2015

A Feira de São Francisco regressou a Redondo nos dias 3 e 4 de outubro como resultado de uma aposta renovada do Município na continuidade deste evento que se assume como uma referência económica e cultural no concelho.

Com um programa repensado com o intuito de valorizar as singularidades que Redondo oferece, a edição de 2015 da Feira de São Francisco apresentou uma programação eclética que convidou a população e os visitantes a fruir do certame, como resultado de uma congregação entre a autarquia, os agentes económicos e institucionais, os artesãos e os grupos culturais.

Das arruadas ao folclore passando obviamente pelo recentemente reconhecido Cante Alentejano, foram inúmeras as propostas que colocaram Redondo entre os destinos de eleição no primeiro fim-de-semana de outubro.

Ao longo dos dois dias o destaque recaiu ainda sobre o regresso do já consagrado Concurso Nacional de Jovens Reprodutores Ile-de-France, acompanhado pelo 1º Concurso Geral de Jovens Reprodutores Ovinos (P3), que desde sempre se assumiu como um marco da ocasião e que nesta edição reforçou a identidade rural da feira.

Por seu turno, a mostra artesanal/institucional assentou a tónica sobre os melhores produtos regionais dando a conhecer os afamados vinhos de Redondo, bem como os já reconhecidos queijos e enchidos tradicionais. Em simultâneo, o artesanato redondense que é uma das suas derradeiras formas de expressão, marcou a sua presença.

A zona jovem, mais uma novidade desta edição, que resultou do esforço consertado entre a associação de jovens de Redondo – Horizonte Possível” e o Município, reafirmou a vitalidade da Feira de São Francisco proporcionando a todos os jovens dois dias de pura animação.