09 outubro 2017

Feira de S. Francisco 2017

A Feira de São Francisco regressou a Redondo nos dias 4 e 5 de outubro confirmando a aposta na renovação...

​As premissas associadas a iniciativas deste natureza, necessitam de se observar e reinventar nas suas vocações, se antes intimamente ligadas a conceitos de vida das suas populações, hoje os novos paradigmas de uma sociedade em vertiginosa evolução, obrigam a outro olhar por parte dos decisores , mas tambem dos seus agentes económicos e da própria sociedade civil, para que se não perca tão importante legado da nossa historia e da nossa identidade.

A Feira de São Francisco regressou a Redondo nos dias 4 e 5 de outubro, marcando a sua própria existência enquanto ponto de encontro de gentes e cultura, vivenciando no espaço e no tempo as suas referências artesanais, gastronómicas e económicas.

Com um programa assente nas singularidades que o concelho oferece, a edição de 2017 da Feira de São Francisco apresentou uma programação eclética que convidou a população e os visitantes a fruir do certame, no resultado de uma congregação entre a autarquia, os agentes económicos e institucionais, as associações do concelho, os artesãos e os grupos culturais.

Das arruadas à dança passando obviamente pelo reconhecido Cante Alentejano. Foram inúmeras as propostas que colocaram Redondo entre os destinos de eleição na quarta-feira e quinta do mês de Outubro de 2017.

Ao longo dos dois dias um dos destaques recaiu na exposição pecuária onde estiveram representados vários géneros e classes animais, reforçando a identidade rural da feira e do concelho, cumprindo-se o 15º Concurso Nacional de Jovens Reprodutores Ile-de-France e o 3º Concurso Ovinos P3.

Por seu turno, a mostra artesanal/institucional assentou a tónica sobre os melhores produtos locais e regionais, de produção biológica dando a conhecer os afamados vinhos de Redondo, bem como os já reconhecidos queijos e enchidos tradicionais, azeite, entre outros. Em simultâneo, o artesanato redondense que reflete uma das derradeiras formas de empreendedorismo e forte expressão identitária, marcou a sua sempre agradável presença.

Consulte aqui as fotos.