09 abril 2015

Inauguração do novo Perímetro de Rega da Vigia

O Presidente da Câmara Municipal de Redondo marcou presença na cerimónia de inauguração do reabilitado Perímetro de Rega da Vigia que conta agora com a ligação permanente ao empreendimento do Alqueva.

​No dia 8 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, marcou presença na cerimónia de inauguração do reabilitado Perímetro de Rega da Vigia que conta agora com a ligação permanente ao empreendimento do Alqueva. A cerimónia contou igualmente com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.


Ocupando uma área de 1.500 hectares, o Perímetro de Rega da Vigia serve 446 parcelas agrícolas assegurando, ao mesmo tempo, o abastecimento público de água ao concelho de Redondo, com origem na barragem da Vigia.


Atualmente, com a nova ligação ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva será possível garantir as campanhas de rega sem necessidade do rateio de água, colmatando assim uma dificuldade que se fazia sentir em períodos de seca.


Para além de garantir o normal funcionamento do abastecimento, a ligação ao Alqueva poderá ainda servir diversas empresas agrícolas e agricultores situados nas imediações garantindo as condições necessárias à sua atividade e assegurando 2,000,000 m3 de água por ano.


A reabilitação do perímetro de rega e consequente ligação ao Alqueva resultam de um projeto da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) representando um investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros, integralmente financiados pelo PRODER.