28 dezembro 2017

Intervenção Arqueológica no sítio de Montoito 2

​Deu-se início na passada semana a uma pequena intervenção arqueológica de caracterização da afectação por plantio de vinha do sítio de Montoito 2. Após várias denúncias, e na sequência de uma reunião havida no local com o proprietário, um representante da Direcção Regional de Cultura e outro da Direcção Geral do Património Cultural, achou-se por bem efectuar uma pequena sondagem que permitisse compreender a melhor forma de tentarmos proteger a área ainda não afectada, de modo compatível com a utilização da propriedade.

A falta de meios disponibilizados pelas partes, deixou apenas ao Município a possibilidade de escavar uma pequena área, pelo arqueólogo Municipal, com recurso a ajudantes totalmente voluntários. Os trabalhos, ainda que contidos,  irão prolongar-se pelo próximo mês, de modo intermitente.

Até ao momento foi já possível documentar a presença de um troço de fosso de cerca de 10m de comprimento e 2m de largura, correspondendo ao mais interior de um total de 3 que a prospecção geofísica realizada há cerca de 5 anos documentou. Os resultados confirmam uma ocupação da Idade do Cobre, provavelmente de um momento avançado do 3º milénio antes de Cristo.

Planta dos fossos de Montoito 2.jpg

DJI_0014.JPG