23 novembro 2015

Megálitos e Geologia / Megaliths and Geology

Nos dias 19 e 20 de novembro o Megalitismo esteve em destaque no Centro Cultural de Redondo.

​Durante dois dias o Redondo foi uma verdadeira capital europeia dos estudos do megalitismo. As jornadas de trabalho, para além das equipas ligadas ao projecto MEGAGEO (Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa, Departamento de GeoCiências da Universidade de Évora, Município de Redondo), contaram com alguns dos mais prestigiados investigadores, entre eles Chris Scarre, Mike Parker Pearson e as mais recentes investigações de Stonehenge, Emanuel Mens e o megalitismo da Bretanha, Karl Sjögren com o megalitismo da Suécia, passando por Manuel Calado e o Megalitismo da Amazónia.

Em termos peninsulares, para além do natural destaque, realçado pela Directora Regional de Cultura, Doutora Ana Paula Amendoeira, do megalitismo alentejano, onde pontuaram as intervenções de Victor Gonçalves e António Valera, teve-se a oportunidade de acompanhar os mais recentes trabalhos realizados em áreas fronteiriças com o nosso território, nomeadamente na região de Huelva e Sevilha, mas igualmente no importante núcleo megalítico da Beira Baixa.

No final, a visita às antas de Valdanta e ao ex-libris do megalitismo do Redondo, a Anta da Candeeira, foi devidamente temperada por uma prova de vinhos “megalíticos” efectuada na Adega Solar dos Lobos, justamente na Valdanta.

Consulte aqui as fotos.