03 fevereiro 2015

Município de Redondo e Sociedade União Montoitense homenageiam Cante Alentejano

O Município de Redondo e a Sociedade União Montoitense levaram a cabo no passado dia 01 de Fevereiro em Montoito um espectáculo de homenagem ao Cante Alentejano

​Na sequência da consagração do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, e no reconhecimento aos Grupos de Cantares do concelho, o Município de Redondo e a Sociedade União Montoitense levaram a cabo no passado dia 01 de Fevereiro em Montoito um espetáculo de homenagem ao Cante Alentejano.


Com a participação dos Grupos Concelhios (Cantadores de Redondo, Grupo Coral dos Trabalhadores de Montoito, Trovadores de Redondo e Cantadeiras de Redondo), bem como dos grupos convidados, “Grupo Coral da Granja” e o “Grupo Coral Os Bel’Aurora” de Campinho, o evento registou “casa cheia” em Montoito.


O Presidente da SUM, Ângelo Santos fez a apresentação do evento, iniciando as formalidades com um breve historial dos grupos presentes e destacando a importância do cante alentejano na sua vertente cultural e social, enquanto veiculo dinamizador de muitas comunidades.


O Presidente da Autarquia, António Recto reforçou a importância do Cante Alentejano enquanto expressão livre e identitária de todo o Povo Português e particularmente do Alentejano sem limitações nem fronteiras de qualquer tipo, relembrando Catarina Eufémia, parafraseou Zeca Afonso, pois “ chegou a hora do Alentejo esquecido cantar”.                                                 

 Na certeza de que não será esquecido, e na justeza do momento, António Recto destacou o recente falecimento do Excelente Musico e Cantador de Redondo, José Salomé Vieira, no merecido elogio de quem tanto deu a Redondo e às Instituições com quem colaborou.


No palco, coube aos Cantadores de Redondo a honra da abertura do espectáculo, que viria a terminar com a atuação do Coral dos Trabalhadores de Montoito, que convidaram os elementos de todas as formações a partilharem o hino daquela Sociedade.


No encerramento do evento, o Presidente da Autarquia, da Direção da SUM e outras Entidades presentes procederam à entrega de lembranças desta homenagem ao Cante Alentejano a todos os grupos, seguindo-se um singelo beberete.


Consulte as fotos aqui