10 dezembro 2015

Municipio promove atividade contra a Pobreza e Exclusão Social

No âmbito do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, O Municipio de Redondo através do Gabinete de Ação Social e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Redondo, dinamizou um conjunto de actividades.

​No âmbito do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, O Municipio de Redondo através do Gabinete de Ação Social e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Redondo, dinamizou um conjunto de actividades com as turmas de 3.º e 4.º anos do Centro Escolar de Redondo e Montoito, a fim de dar destaque à temática, abordando alguns conceitos (de forma lúdica) e explicando às crianças o que devem fazer para combater este flagelo.

Deste modo, em articulação com os professores de Expressões e de Oferta Complementar, foram realizados trabalhos sobre o tema da pobreza e exclusão social (que ficaram expostos na escola para chamar a atenção do tema).

A atividade foi concluída com um jogo denominado de “Amigo Secreto”, em que cada criança escolheu aleatoriamente um papel com o nome de um colega de turma e durante vários dias tiveram como missão a promoção da boa relação entre ambos, através da partilha, da amizade, da preocupação com o outro, da ajuda, tudo isto sem ser divulgado ao colega em causa.

Aquando da conclusão da actividade, a intenção foi que as crianças pudessem estender a actividade ao longo do ano, de modo a serem simpáticos com os outros e estimulando a boa relação entre todos os elementos da turma.

Uma vez que a actividade se estendeu ao mês de dezembro, e aproximando-se a época natalícia, foram abordadas as várias formas de pobreza e exclusão social e foi lançado o desafio para que estejamos todos atentos aos outros e possamos apoiá-los sempre que necessitem. Só com o contributo de todos construímos uma sociedade mais justa.

Consulte aqui as fotos.