07 janeiro 2015

Noite de Reis em Redondo

A 5 de janeiro celebrou-se a "Noite de Reis" com o tradicional cantar das Janeiras.

Na perenidade de uma das mais vincadas tradições redondenses, a 5 de janeiro celebrou-se a "Noite de Reis" com o tradicional cantar das Janeiras.

Do Castelo, percorrendo as ruas de Redondo até à Praça da Republica, os Grupos de Cantadores e Cantadeiras de Redondo aqueceram a noite com os seus cantares polifónicos, que tanto orgulham esta terra.

Concluiu-se a noite no seu ritual muito próprio com a chegada do Agrupamento de Escuteiros de Redondo, que cumprindo também estes a tradição do porta à porta nos cantares à população, brindaram os presentes com uma bonita interpretação musical.

A noite na Praça de Republica envolvida pelo calor do tronco, que tradicionalmente ali arde desde o Natal, e acompanhada por uma mesa repleta de produtos tradicionais e de lindas cantigas alentejanas aqueceu as almas dos participantes.

O Presidente do Município, António Recto e a Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Dra. Ana Paula Amendoeira, presentes nesta celebração, expressaram o seu agrado e orgulho por estas manifestações identitárias que preservam e perpetuam as nossas tradições locais.