21 abril 2015

O Município de Redondo assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No dia 18 de abril, o Município de Redondo associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

No dia 18 de abril, o Município de Redondo associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que na edição de 2015 teve como tema “Conhecer, Explorar, Partilhar”. O Passeio pelo Património Religioso e o Concerto de Cravo foram as propostas contempladas no programa.

O dia teve início na Praça Dom Dinis, por volta das 9h30 quando se iniciou o passeio no qual todos os participantes puderam ficar a conhecer de perto a Igreja Matriz e a Igreja do Convento de Santo António dando atenção a pormenores tais como os painéis de azulejos (foto de Sermão de S. António aos Peixes), a arquitetura religiosa, a escultura e um pouco da história da vila.

Foi também na Igreja do Convento de Santo António que decorreu o Concerto de Cravo protagonizado por Patricia Giliberti que abordou a obra de compositores como J.S. Bach, J.C. Bach, A. Soler e G.F. Handell convidando igualmente a conhecer melhor a história e os aspetos técnicos do instrumento.

Como complemento, no dia 20 de abril o Centro Cultural de Redondo recebeu a conferência de apresentação do projeto “Viver Património” da União das Misericórdias Portuguesas seguido de um debate sobre o tema e da atuação do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e das Cantadeiras de Redondo. O vice-presidente da Câmara Municipal de Redondo marcou presença no evento onde congratulou a Santa Casa da Misericórdia de Redondo pela realização deste encontro no Concelho frisando também a disponibilidade do Município de Redondo para apoiar estas iniciativas.

Criado pelo ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), em 1982, O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.