12 abril 2016

Prémio de Poesia Popular de Redondo

A Câmara Municipal em parceria com a Freguesia de Redondo e com o apoio do Millennium-BCP decidiram apoiar a criação do Concurso de Poesia Popular.

​A poesia popular cujas origens se perdem no tempo e nas muitas tradições, algumas vernaculares e rurais, permitem-nos uma viagem ímpar pelos territórios e pelo encanto do seu povo, num Mundo em que a globalização em ritmo bastante acelerado lhe está a mudar forma e os conteúdos, mas também a maneira como o olhamos e interagimos, é um imperativo preservar, incentivar e divulgar estes testemunhos populares na sua imensa riqueza cultural e tambem no seu legado geracional.

Em resposta ao amável desafio lançado por 3 professoras de Redondo a Câmara Municipal em parceria com a Freguesia de Redondo e com o apoio do Millennium-BCP decidiram apoiar a criação do Concurso de Poesia Popular.

Com uma participação tímida, sinal dos tempos e das tendências apresentaram-se a concurso 8 trabalhos, que foram analisados pelo Exmo. Júri e cujo ordenamento de premiados e trabalhos se divulga em anexo.

A cerimónia da entrega de prémios aos distinguidos decorreu na Sala Dr. Hernâni Cidade da Biblioteca Municipal de Redondo, onde se fizeram presentes muitos amigos e familiares dos participantes, a par da entrega e leitura dos trabalhos em destaque, foi ainda prestada uma singela homenagem ao Amigo, ao Artesão e Poeta Popular Redondense Sr. Vitorino Inverno, já que a sorte e o destino não lhe permitiram estar presente para receber a distinção da sua participação neste prémio de poesia.

Conheça os premiados aqui