11 setembro 2018

Casa do Povo do Freixo recebeu “Retábulo de Dom Cristobal”

​Freixo, mais propriamente a Casa do Povo, foi o local escolhido para receber mais uma visita do Teatro de Marionetas “Era Uma Vez” ao Concelho de Redondo...

​Freixo, mais propriamente a Casa do Povo, foi o local escolhido para receber mais uma visita do Teatro de Marionetas “Era Uma Vez” ao Concelho de Redondo que nesta ocasião apresentou um genuíno exemplo da arte popular na peça “Retábulo de Dom Cristobal”.


A sessão decorreu no dia 8 de setembro, pelas 21h30, convidando público de todas as gerações a apreciar esta obra que se autodenomina moderníssima mas sem ter vergonha do seu passado e presente. Um momento cómico em torno do casamento de Dom Cristobal e Rosita que cai em tentação.


Procurando romper convenções, esta peça sob a direção de José Carlos Alegria com manipulação de Ana Margarida Alegria, Carlos Miguel e José Carlos Alegria, com bonecos, cenários e retábulo de Amândio Anastácio, remete-nos para a vida rural andaluz numa demonstração de tudo aquilo que os bonecos podem ser.


Quem assistiu levou para casa não só a memória de um bom espetáculo mas um testemunho da cultura popular que, demonstração a demonstração, vamos apostando em preservar.