Olaria Maquenista...saiba mais

​Com origens sustentadas ao longo dos tempos por 3 gerações de familiares ligados à Olaria e pontuadas por diferentes locais nas áreas trabalho, é em pleno coração da Vila de Redondo que encontramos hoje a Olaria Maquenista.

A Olaria Maquenista à semelhança de outras que podemos encontrar na Vila de Redondo, é um local repleto de histórias e de muita tradição vincado pelas marcas do tempo e onde os seus artistas puderam aperfeiçoar a arte de esculpir e embelezar o barro.

Dona Judite, carinhosamente conhecida entre clientes e colegas de profissão como “a Senhora da Olaria Maquenista” começou com 18 anos na arte, altura em que o casamento a uniu a um Mestre Oleiro com pergaminhos de experiencia na família, sendo o proprio filho e neto de oleiros Redondenses.

Se as marcas no tempo permanecem indeléveis, as exigências dos clientes e as tendências de mercado, ditaram algumas das mutações que a sua arte teve de acompanhar, nomeadamente com a introdução de novos modelos, desenhos e cores.

Aos nossos dias e por razões que a sorte e o destino dita, a Dona Judite assume a responsabilidade e a coordenação por este negócio da família, pessoa de espirito resiliente e de muita entrega a esta causa, só a paixão que abraçou pela arte explica os quase 50 anos de sacrifícios e muito trabalho na Olaria.

Desbravando caminhos e fazendo-se presente em inúmeras iniciativas de artesanato e feiras tradicionais por todo o país, o reconhecimento do seu trabalho vai tendo o seu retorno, com a procura das suas peças no mercado nacional e com as exportações que realiza anualmente, levando esta arte a várias partes do mundo, tais como Estados Unidos da América e Holanda.  

Redondo, 8 de abril de 2016.


Rua Padre Manuel Granja, nº 29-A 7170 Redondo

Informações Adicionais

Horário: 09h00–19h00, de segunda a domingo. Telefone: 266 909 832