Olaria Pirraça... saiba mais

A história da olaria Pirraça teve a sua génese a partir de 1930 com o Mestre Oleiro Sr. Ezequiel Campainhas. A olaria na altura constituía-se como uma das principais atividades económicas e fonte de emprego em Redondo. Na época a cerâmica rústica e utilitária das olarias era indispensável na sobrevivência de muitas famílias Redondenses, dos oleiros aos almocreves.

Com a arte de esculpir o barro nas mãos e na alma o Mestre Oleiro Ezequiel, transmitiu a sua sabedoria e paixão ao filho Manuel Pirraça. Com apenas 11 anos deixou de estudar, naquele tempo era usual deixar a escola para ajudar a família, e como o próprio Manuel Pirraça afirma –'Se trabalhasse rápido e bem, tinha um lugar na matiné ao Domingo.' - O pai transmitiu-lhe os conhecimentos que dão a vida ao barro que gira na roda, a alma que vive em todos os oleiros apresentou-se e ao fim de 8 anos de experiência tornou-se Mestre Oleiro, trabalhava domingos de manhã para ganhar 12 centavos e meio, mas para conseguir esta recompensa tinha de fazer 100 testos. E para poder namorar o pai dizia-lhe -'Faz 10 alqueires de tarefas e depois podes ir de bicicleta.'. Recorda aqueles tempos difíceis onde a escassez de recursos era recorrente, mas que com muito carinho jamais poderá esquecer.

Em 1991 abre uma nova olaria com o mesmo nome 'Olaria Pirraça', assente num novo design, mas a alma essa mantinha todas as características da tradicional loiça de barro redondense, no respeito e na memória dos ensinamentos de seu pai – Mestre Ezequiel Campainhas.

A Olaria Pirraça, atualmente, conta com cinco colaboradores a tempo inteiro, participa regularmente em diversas mostras de artesanato e feiras a nível nacional e exporta para vários países europeus, conferindo-lhe escala e o merecido prestígio e reconhecimento enquanto olaria tradicional de Redondo.

Redondo, 29 de fevereiro de 2016


Rua Conde Redondo, 85 7170-072 Redondo

Informações Adicionais

Horário: das 08h30 às 12h30 e das 13h45 às 19h00, de segunda a domingo. Telefone/fax; 266 909 797
Telemóvel; 965015874
olariapirraca@iol.pt