Olaria Xico Tarefa...saiba mais

Francisco Rosado mais conhecido como Xico Tarefa, não teve influências familiares na área oleira, no entanto muitos dos seus antepassados e familiares foram artesãos e conhecedores da arte do ferro forjado e da madeira.

O Mestre Xico Tarefa, desde tenra idade se apaixonou por esta arte, não fosse a Vila de Redondo uma terra de forte tradições oleiras. Iniciou o seu percurso na olaria com apenas 13 anos, e ainda hoje recorda com carinho o Mestre Ezequiel Campainhas, Mestre Oleiro da Vila de Redondo, que lhe reforçou o gosto pela Arte. Aprendiz exemplar com apenas 16 anos de idade tornou-se Mestre Oleiro e conseguiu o seu primeiro emprego ao lado do Mestre António Neves, desde essa época que vêm aprimorando a sua técnica, desenvolveu um traçado de desenho muito particular e preciso. Os seus desenhos assentes na ruralidade e intemporalidade dos tempos são seu ponto forte, nunca descaraterizando a olaria típica de Redondo. Entre os anos de 1979 a 1990 desenvolveu a Arte enquanto formador de Olaria na Biblioteca Municipal de Redondo, na Oficina da criança.

No ano de 2000 decidiu abrir o seu próprio espaço – 'Olaria XT' admitindo que desde então os avanços tecnológicos melhoram em muito a forma de trabalhar a olaria tradicional mas sempre se pautou no respeito pela Arte tradicional e nunca esquecendo os ensinamentos e experiências que adquiriu com os seus mestres. A par da sua atividade regular tem colaborado em inúmeros projetos e exposições ligadas ao barro e à Olaria de Redondo e têm desenvolvido em pareceria e a convite de várias Instituições privadas e governamentais ações de formação em olaria, que o têm destacado enquanto referência no seu excelente trabalho enquanto Mestre Oleiro.

Redondo, 29 de fevereiro de 2016


Rua João Anastácio da Rosa, 4 7170-062 Redondo

Informações Adicionais

​Horário: 9h00 – 13h00 e das 15h00 às 19h00 (este horário aplica-se também ao fim-de-semana) Telefone; 964 635 494