Flora

A situação geográfica da região, as características climáticas, orográficas e do seu solo, são os responsáveis pela cobertura vegetal.

A situação geográfica da região, as características climáticas, orográficas e do seu solo, são os responsáveis pela cobertura vegetal. Todavia a sua interpretação nem sempre é fácil e clara, pois apesar da forte influencia do clima e do solo que determinam um tipo próprio de vegetação, a verdade é que a profunda e antiga acção do Homem, através de numerosas práticas agro - florestais, nem sempre bem conduzidas dificultam consideravelmente a interpretação dos agrupamentos vegetais primitivos e presentes, representativos das diversas fases de degradação.
 
A vegetação existente na região, actualmente, mas com especial relevo no passado, o domínio da azinheira, em detrimento de matas de carvalhos de tolhas coreáceas perene e sobreirais. Contudo, pela degradação motivada pelo corte de arbustos para produção de lenha, das queimadas para abrir clareiras para a cultura cerialífera e sobrepastoreia, constitui-se no lugar das matas primitivas, matos bravos de arbustos de folha perene de densidade elevada, que degeneraram para diversas fases de degradação. Constituem os melhores exemplos na região, os matos onde domina uma só espécie e que são: os estevais e os sargaçais.

Consulte aqui as fotos.

DOCUMENTOS ASSOCIADOS