Agentes Culturais

  Fénix - Associação dos Músicos de Redondo    

Membros:

Presidente da Direção: José Amaro Mateus

Vice-Presidente da Direção: António José Falé

Secretária: Rita Justo

Tesoureiro: João Pedro Siquenique

Vogal: José Luis Siquenique

Presidente do Conselho Fiscal: David Grave

Presidente da Assembleia Geral: Armindo Ramalhosa


Rua Infante D. Henrique, Apartado 105

7170-999 Redondo

Principais atividades: música

Ano de fundação: 2000

Contactos: 266095476 / 962702866 / 967927272

redondofenix@gmail.com


Estruturas integradas:

20 Age Orquestra

20 Age Orquestra é uma das mais recente formação da Fénix - Associação dos Músicos de Redondo. Esta formação, fundada em Dezembro de 2015, apresenta-se em palco com 8 elementos que prometem um regresso ao glamour do passado onde as notas dominantes são as sonoridades vintage dos anos 70 80 e 90.

Assim, os 20 Age assumem-se como um reencontro intemporal que convida a recordar e apreciar os temas de outrora com nuances de contemporaneidade, mas sempre com roupagens diferentes .

Membros da banda

Sérgio Ramos - Representante da banda (voz); Rita Justa (voz); David Ferreira (guitarras); João Pedro Siquenique (baixo); Zé Luís Siquenique (trombone); Gonçalo Vidigal (bateria); Hélio Tique (trompete) e Paulo Marques (saxofones).

Trovadores de Redondo

Era na taberna tradicional alentejana, que ao final do dia de trabalho as pessoas se juntavam, para falar do seu dia-a-dia, diálogos estes intervalados com copinhos de vinho, acompanhados por petiscos tais como; carapaus fritos, torresmos, paio, chouriço assado, queijo, entre outros.
Com o beber do vinho vai-se aquecendo a garganta, surgindo então o cante alentejano, que toda a gente sabe e aprecia.
Era na altura do São Martinho, que as tabernas tinham mais afluência, era o local onde se honrava e apreciava a nova produção.
E como manda a tradição, um grupo de amigos, da Vila de Redondo, que esporadicamente se juntavam numa tasca ou num café a petiscar e logo surgia o cante e toque da musica tradicional portuguesa com especial atenção ao cante alentejano, o fado e às serenatas de Coimbra.
Decorria o ano de 2003, numa deslocação ao Hotel Planície, em Reguengos de Monsaraz, aquando da apresentação de um livro da escritora Elizabete Guerreiro, onde a mesma sugeriu que se oficializa-se a formação do grupo, uma vez que apresentava qualidade musical e vocal, e que o nome de TROVADORES DE REDONDO se adequava ao grupo.
Foi nesta sequência, que se sentiu necessidade de apresentar um projeto mais amplo, no qual se misturassem sonoridades instrumentais e vocais.
Os Trovadores de Redondo, desde então, efetuaram uma recolha mais aprofundada do cancioneiro alentejano, que tem sido bastante divulgado através de concertos que tem efetuado por várias partes do país.
Após maior visibilidade do grupo, existiram varias solicitações por parte das estações televisivas (RTP, SIC, Porto Canal e TVI), onde estiveram presentes, em representação da Vila de Redondo e Alentejo.
Mas não foi só, nas televisões que vigoraram, tendo sido também na imprensa escrita, com críticas bastante positivas.
A convite da companhia de dança contemporânea de Almada, também este grupo, participou num espetáculo onde se ligava o cante alentejano com a dança contemporânea, espetáculo este que teve uma grande recetividade por parte do público.
É ainda de referir, que no ano de 2012, foram convidados a participar no trabalho discográfico, do cantor de fado, Luís Caeiro, com o tema Lírio Roxo, o qual teve bastante impacto na apresentação do trabalho discográfico deste intérprete, sendo um dos temas mais ouvidos nas rádios locais e nacionais.
Durante este trajeto musical, o grupo cruzou-se com vários artistas de renome no seio da atividade musical, tais como, Trio Odemira, Lara Li, Anabela, Anjos,  Janita Salomé, José Malhoa, Micaela, entre outros e muito recentemente na localidade de Alcaide, proporcionou-se um pequeno concerto, numa das ruas, com Miguel Gameiro.
Foram convidados para participar na apresentação do trabalho discográfico de um dos melhores executantes da guitarra portuguesa, Sidónio Pereira, no casino Solverde, na cidade de Espinho. Este artista tem sido destacado em vários meios de divulgação musical, inclusivamente nos Estados Unidos da América. Atualmente já não está entre nós, no entanto deixou uma obra musical de registo.
Mas para além da musica, que levamos a vários locais do nosso país, prende-se também o objetivo de fazer e criar relações de amizade com outras pessoas, o que tem acontecido de uma forma, bastante efusiva
O grupo Trovadores de Redondo, atualmente é composto por dez elementos e tem como instrumentos base, instrumentos tradicionais, tendo aqui também existido uma evolução a nível instrumental – viola campaniça, cavaquinho, acordeão, viola acústica, viola baixo, bateria alterada e outros instrumentos de precursão tradicionais.

General Tempestade

Banda Redondense com projeto de Originais. Com influências do Rock, Blues, Funk, Metal, Alternativa, Jazz. Interesses, tocar ao vivo, dar a conhecer os temas originais, comungar com o público a essência criada e explorada em cada espetáculo, cada aventura, estar em sintonia e recriar novas experiências musicais.

Biografia:
Lançamento do primeiro trabalho discográfico, intitulado "Extra Liar" a apresentação foi feita dia 30 De Novembro, no Centro Cultural de Redondo.

Vídeos:
https://www.facebook.com/general.tempestade/videos/1535215093166575/
https://www.facebook.com/general.tempestade/videos/1576403005714450/
https://www.facebook.com/general.tempestade/videos/1553448618009889/
https://www.facebook.com/general.tempestade/videos/1232344016787019/
https://www.facebook.com/general.tempestade/videos/1208576432497111/

Membros da banda:
André Pereira Bilro - Vozes;
David Ferreira - Guitarras;
Zé Luís Siquenique-Bateria;
Rui Mareco-Baixo;
Paulo Novado – Teclas.

Contactos: 964696526 / 967123911
https://www.facebook.com/general.tempestade/


Estrela da Alvorada

Estrela da Alvorada é um projeto de covers que conta com 3 membros base: André Pereira Bilro, David C. Ferreira e José Luís Siquenique, vocacionado para todo o tipo de eventos de música o vivo.
As suas atuações têm -se distribuído essencialmente por bares em Évora, como o Mollóbico, Bar do Tunnel, também no Bar Arena de Évora, Art café, Dibbs, bar da Praxis, Horas Incertas, Spettus Bar,Winetime93,Club 66,Feira de São João.
Apresentam um reportório vasto de covers, em Português e Inglês. Variam entre um espetáculo mais acústico e um mais elétrico, dependendo do local e do tipo de espaço e público-alvo.

Membros da banda:
André Pereira Bilro-Voz e samples; David C.Ferreira-Guitarra folk, guitarra elétrica, harmónicas,teclados, samples, Kazzo e coros; Zé Luís Siquenique- Cajón,bateria alterada, percussões diversas, coros.

Contactos: 964696526/967123911
https://www.facebook.com/estrela.da.alvorada/

Cantadores de Redondo


Tomba Lobos

Os Tomba Lobos é um projeto de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo que se distingue ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte, em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade; e por torná-los acessíveis a todos os indivíduos.

O projeto foi criado em Agosto de 2017, e conta com seis elementos que se distribuem a pares pelos instrumentos: bombo, caixa e timbalão. No mês e ano de criação, os Tomba Lobos fizeram a sua estreia na Ruas Floridas de Redondo, dando início a um historial de atuações que tem, um pouco por todo o país, divulgado a prática da percussão tradicional portuguesa.

Destaca-se a participação na festa de natal do grupo de Percussão Tradicional Tocá Rufar a convite do percussionista Rui Júnior que tem desde o início tem apoiado este projeto.

Esperam de futuro aumentar o número de elementos apostando numa escola de música inserida na Associação de Músicos de Redondo FÉNIX que se encontra aberta a todas as gerações para dar a conhecer o seu trabalho, cultura e para que este património nacional não se perca.



  Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Foros da Fonte Seca   


Foros da Fonte Seca CX P 533
7170-102 Redondo
Principais atividades: desporto, cultura e lazer
Ano de fundação: 1983

Estruturas integradas:
Equipa de futebol
Rancho folclórico
Contacto:
ccrdforosfonteseca@gmail.com


  Associação das marchas dos Foros da Fonte Seca     


Principais atividades: Marchas Populares
Ano de Fundação: 2013

Contacto:
associacaodasmarchas@hotmail.com


   Associação Cultural e Desportiva das Vinhas  


Caixa Postal: 99
7170-104 Redondo
Principais atividades: desporto, cultura e lazer

Contacto:
acdvinhas@gmail.com

 Sociedade Filarmónica Municipal Redondense     


Rua D. Maria Elisa da Silva Queimado nº 7
7170-053 Redondo
Principais atividades: música e escola de música
Ano de fundação: 1927

Estruturas integradas:
Banda Filarmónica Municipal Redondense
Banda Juvenil da SFMR

Facebook: https://www.facebook.com/filarmonicaderedondo.sfmr

Contacto: 266 909 814
filarmonicaderedondo@sapo.pt
http://www.filarmonicaderedondo.no.sapo.pt


  Sociedade União Montoitense    


AV. da Escola nº 29
7200-053 Montoito
Principais atividades: cultura e lazer
Ano de fundação: 1914
Estruturas integradas:
Grupo Coral dos trabalhadores de Montoito
Grupo Instrumental
Contacto:
Sum.montoito@gmail.com

 FUM - Filarmónica União Montoitense    


Principais atividades: música

Ano da Fundação: 2014

Facebook: https://www.facebook.com/FSUMontoitense/

Site: fsum.weebly.com

Contacto: 924 082 988

fumontoitense@gmail.com


Cantadeiras de Redondo    


Principais atividades: Música

Ano de Fundação: 2014

Facebook: https://www.facebook.com/redondo00cantadeiras/

Contacto: 926159404

cantadeirasderedondo@gmail.com

Moças do Canto                                


Principais atividades: música

Ano de fundação: 2016

Facebook: https://www.facebook.com/mocasdocanto/

Contacto: 964 118 075

mocasdocanto2016@gmail.com


  Grupo de Cantadores de Redondo    


Principais atividades: música

Ano de fundação: 1977

Contacto: Artes e produções

917298199/962819741


  Arredondarte  - Associação Cultural de Redondo          


Principais atividades: divulgação, apoio e dinamização de artes e oficios, tradições, usos e costumes

Ano de Fundação: 2017

Rua dos Curtidos nº 12 A,

7170-059 Redondo

email: arredondarte@gmail.com

Tel: 964 118 075 /962 643 361